quinta-feira, 7 de maio de 2009

AHMADINEJAD

Essa palavrinha me chamou atenção domingo na praia. Um grupo de pessoas que, a princípio, não tinham nenhuma identificação uma com a outra, vestiam uma camisa onde no texto informava a visita ao nosso país de Ahmadinejad e pedia explicações ao presidente Lula. Depois dessa informação, comecei a ver algumas características em comum com as dezenas de pessoas que se aglomeravam na avenida em frente à praia. Branquinhas, de todas as idades, de pele clara e algumas com um kipá na cabeça (aquela toquinha judaica).

Era um protesto contra a visita do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, essa semana no Brasil, conhecido por declarações homófobas e antissemitas. Lula o convidou pessoalmente, em novembro do ano passado, e não seria delicado o presidente iraniano recusar.

Ele chega amanhã, 4ª feira, com uma comitiva de 130 pessoas, entre empresários e altos servidores públicos, com a intenção de comprar terras para o plantio de soja e milho e parcerias em negócios de petróleo e gás.

O episódio que deflagrou tal repúdio ao presidente iraniano – que qualificou o Estado de Israel “de regime racista mais cruel e mais repressivo” –, deixou a delegação brasileira em maus lençóis. Na Conferência das Nações Unidas contra o Racismo, em Genebra, a delegação brasileira permaneceu no auditório enquanto Ahmadinejad discursava, e dezenas de delegações, em especial as europeias, deixaram o plenário em protesto ao seu pronunciamento. A omissão da delegação brasileira nesta reunião foi duramente criticada pelo Centro Cultural Israel-Brasil.

Somente na semana passada, o Governo brasileiro criticou o discurso do Presidente iraniano.

Desculpem, também, a minha ignorância.


COINCHO
Ontem escrevi sobre os porquinnhos e da bicharada em geral, hoje é a vez deles coinchar diante de tanta confusão de números e da fama dada aos próprios, indevidamente.

Lembrem-se do discurso em tom profético do Major, o porco ancião e premiado, na obra de George Orwell, “A revolução dos bichos”. Após de declarar a necessidade dos bichos assumirem suas vidas, acabando com a tirania dos homens, morre e vira mito. Segue-se então uma batalha, onde os porcos lutariam bravamente e todos os bichos deveriam seguir os seguintes mandamentos:

“Lembro-vos também de que na luta contra o Homem não devemos ser como ele. Mesmo quando o tenhais derrotado, evitai-lhe os vícios. Animal nenhum deve morar em casas, nem dormir em camas, nem usar roupas, nem beber álcool, nem fumar, nem tocar em dinheiro, nem comerciar. Todos os hábitos do Homem são maus. E, principalmente, jamais um animal deverá tiranizar outros animais. Fortes ou fracos, espertos ou simplórios, somos todos irmãos. Todos os animais são iguais.”


QUINOA
Ou Quinua Real, como também é conhecido, é um grão originário da Bolívia e com alto poder nutritivo. Há mais de 8 mil anos, era o alimento principal do povo inca, mas aqui no Brasil há pouco tempo tem-se conhecimento dele.

Possui proteína de alta qualidade, baixo teor de colesterol, além das grandes quantidades de vitaminas e minerais presentes. Foi o alimento escolhido pela Nasa para fazer parte da dieta dos astronautas em voos de longa duração. O sabor é leve, semelhante à soja e a cada dia vai conquistando espaço nas mesas de todo mundo.

Para experimentar a quinoa, não precisamos ir até a Bolívia ou até o Peru, e muito menos pegar um foguete até a Lua. No Aquim, eles servem uma salada com figos, alho-poró e quinoa real.

http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/070312_nut_quinoa.htm
http://www.aquimgastronomia.com.br/


AAKASH NIHALANI
Não é uma sopa de letrinhas e muito menos o nome de algum finlandês, é o nome de um artista cubano (acredite) que trabalha e vive em Nova York. O seu trabalho não seria mais sofisticado se utilizasse material mais “nobre”, mas é com fitas adesivas coloridas, fosforecentes, que constrói prismas em perspectivas com efeitos
trompe l'oeil, um barroco geométrico. Poderíamos até imaginar que é uma opção aos grafites nos espaços urbanos. E por que não?

Por ser um material pouco durável, a exposição ao vento, chuva e sol, duram pouco. Segundo o artista, 10 meses foi a maior duração, até agora, de um dos seus trabalhos.

É arte urbana, será que chega por aqui?
http://www.aakashnihalani.com/
http://www.flickr.com/photos/28750691@N03/
http://www.youtube.com/watch?v=fHGbJ_SbTcQ


ELLIS
Não errei na grafia, não. Ellis Gallagher é o nome de mais um artista urbano, sua street art é feita nas ruas de Nova York. Lembra o trabalho da artista paulista Regina Silveira, mas diferente dessa, usa giz e seu suporte são as calçadas.

A arte está nascendo nas ruas, e deixando de ser germinadas em galerias e museus, mas volta para essas para lhe dar legitimidade. Será necessário?
www.ellisgallagher.com
http://www.myspace.com/ellis_gee
http://reginasilveira.uol.com.br/portfolio.php#imagens


CACIMBA DE AREIA
Cacimba de Areia, não é exatamente o que está escrito, é um vilarejo de 3 mil habitantes na Paraíba e que não possui livraria.

É a cidade de número 5 mil atendida pelo site Estante Virtual. Além desse número, o site agora conta com 500 mil usuários cadastrados. O último a se cadastrar é da cidade de Ji-Paraná em Rondônia.
http://www.estantevirtual.com.br/


AU REVOIR SIMONE
Elas não são francesas, são do Broklyn, e fizeram, recentemente, um show em Nova York com a proposta de ser bem intimista, mas não deu certo. O burburinho foi crescendo e acabou enchendo o local do show. No próximo dia 19, lançam o seu terceiro CD, “Still Night, Still Light”. A sua música é classificada como indie pop e eletrônica. É um pouco mais doce do que Belle and Sebastian, um som recheado de sintetizadorees com três belas vozes: Heather D´Angelo, Érika Forster e Annie Hart.

O som e elas são bem “bonitinhos”
http://www.myspace.com/aurevoirsimone
http://www.youtube.com/watch?v=0k8SVTV-GWc


LOMOGRAFIA
Não é nenhum exame médico, é um novo tipo de “fotografia” que aqui no Brasil não é muito difundida, mas que já tem muitos fãs pelo mundo. A primeira vez que tive contato com esse trabalho, foi numa loja especializada, no Bairro Alto em Lisboa. Quem usa as máquinas são conhecidos como Lomos.

Os Lomos estão em festa, não precisarão mais recorrer ao comércio paralelo e importações confusas de filmes e máquinas, a partir do segundo semestre, a primeira loja Lomography na América do Sul estará funcionando. E será no Rio de Janeiro. A partir do segundo semestre, também, iniciará a venda oficial de câmeras da Lomografica Internacional (LSI) pela internet, com entrega em todo o Brasil. Vale a pena dar uma fuxicada no site abaixo, além de belas fotos, muita informação nova.

Lomos, agora falta pouco!

http://www.lomography.com.br/



DICAS DO DIA E PARA O MÊS

GASTRONOMIA
MALAGUETA

Eu recebi essa dica de uma outra nova amiga Marlene. Essa está mais perto, eu a encontro toda 3ª feira e, virtualmente, quase todo dia. Ela me passou esse site, muito gostoso de ler
http://malaguetacomunicacao.com.br/, feito pela amiga museóloga e arqueóloga, Teresa. E dele tirei duas dicas muito gostosas.

10ª edição do ‘Comida di Buteco’em BH
Começou o tradicional concurso Comida di Buteco que reúne os principais bares e restaurantes de Belo Horizonte. O evento busca resgatar e valorizar a “culinária de raiz”, dos estabelecimentos tradicionais de Belo Horizonte.

Até o dia 17 de maio, serão analisados os petiscos escolhidos por cada estabelecimento (subdivididos em três categorias: apresentação, criatividade e sabor), temperatura da bebida, higiene do lugar e atendimento. O voto popular (50%) e o júri especializado (59%) decidem o resultado final. Os ingredientes obrigatórios para as receitas desse ano são: couve, taioba e mostarda. Uma dessas verduras deve estar presente em cada um dos tira-gostos concorrentes.

A festa da premiação vai acontecer nos dias 22, 23 e 24 de maio.
http://www.comidadibuteco.com.br/

No ano passado, tivemos a versão carioca para esse evento, enquanto ela não chega, a opção é participar do Festival Brasil Sabor.

Festival Brasil Sabor 2009
Até o dia 31 de maio, estará acontecendo o Festival Brasil Sabor. Com o objetivo de valorizar os sabores das cozinhas regionais e destacar os pontos turísticos das cidades participantes, vários restaurantes vão oferecer pratos especiais com valores mais em conta. O Festival acontece, simultaneamente, nos 27 estados brasileiros. Cada região deve apresentar pratos com ingredientes tradicionais da culinária brasileira.

Alguns deles no Rio são : Benkei Sushi, Giuseppe Grill, Aquim Café, Antiquárius Barra, Espírito Santa e Couve Flor ; e em Petrópolis: Majórica, Fazenda do Cedro, Bom Tempo e Oliveiras da Serra.

Uma dica: cubinhos de peixe crocante e camarão, chutney de frutas amazônicas e farofa carioca (R$ 28) do Espírito Santa.
Festival Brasil Sabor 2009 até 31 de maio
Programação completa no site:
www.brasilsabor.com.br

Nenhum comentário: